ADOS E ADI-R – São avaliações padrão ouro para o diagnóstico de autismo e, por isso podem ser realizadas com pessoas com hipótese diagnóstica de autismo (crianças, jovens, adolescentes e adultos).
A Escala de Observação para o Diagnóstico de Autismo 2 (ADOS-2) é uma avaliação padrão ouro para diagnóstico de autismo. É uma avaliação padronizada e semiestruturada da comunicação, de interação social e jogo ou uso criativo de materiais para pessoas suspeitas de terem perturbações do Espetro do Autismo. A escala está estruturada em cinco módulos (t, 1, 2, 3 e 4), cada um específico para determinada idade e nível de linguagem.
O ADOS-2 pode ser aplicado a idades, níveis de desenvolvimento e de comunicação verbal muito diferentes (desde 12 meses a adultos, desde os que não falam até aqueles que têm fala fluente). Cada módulo é composto por um conjunto de atividades que proporcionam contextos padronizados onde o avaliador pode observar ou não a presença de certos comportamentos sociais e comunicativos relevantes para o diagnóstico de TEA.
A avaliação ADI-R é uma entrevista diagnóstica para autismo a qual é considerada uma escala padrão ouro para auxiliar no diagnóstico. A avaliação, deve ser administrada junto aos pais, com o objetivo de obter descrições detalhadas dos comportamentos que são necessários para o diagnóstico diferencial de TEA.
Incide sobre 3 domínios de maior relevância diagnóstica:
Linguagem/ Comunicação;
Interação Social;
Comportamentos/Interesses Restritos, Repetitivos e Estereotipados;
Assim, para se fazer um diagnóstico de Autismo Infantil, o comportamento do sujeito deve igualar ou exceder as notas de corte para todos os domínios avaliados.
Não fique na dúvida – faça a avaliação padrão OURO de autismo.