O tratamento de fonoaudiologia é procurado em casos de crianças que têm um atraso considerável na fala. Pessoas com síndromes de Down e portadores de TEA (autismo) também utilizam o mecanismo desse recurso para reduzir erros de pronúncia de sons na fala.
No entanto, a fonoaudiologia não atua apenas na fala. A ciência da fonoaudiologia, como um todo, tem o propósito de tornar mais fácil e compreensível a linguagem, a escuta e a escrita. Deste modo, durante os atendimentos torna-se passível amenizar casos de dislexia e ajudar o indivíduo na compreensão de contatos visuais ou expressões faciais.
Durante a infância, quando a criança tem problemas para se comunicar, ela tende a ser mais reclusa. Devido a essa problemática, a fonoaudiologia infantil atrelada à terapia ABA, atua no sentido da aprendizagem juntamente com avaliação comportamental. A proposta é melhorar a comunicação. Sendo assim, o portador do espectro autista (TEA) tem a chance de se tornar mais independente.
Ademais, o profissional da fonoaudiologia também é habilitado para identificar problemas de deglutição (para engolir), dificuldade na mastigação e repulsão aos alimentos sólidos. A partir disso, quando feito o diagnóstico, pode dar início ao tratamento específico para cada caso.
É válido lembrar que o acompanhamento fonoaudiólogo é multidisciplinar, pois, além de tudo isso, ainda é capaz de avaliar e reparar disfunções de respiração bucal.
Melhore a qualidade de vida com um acompanhamento especializado.
A Clínica Evoluir conta com profissionais especializados.
Somos referência em diversos tratamentos. Promovendo atendimento humanizado, cuidando com carinho e dedicação das pessoas em diversas áreas.
Entre em contato conosco e nos faça uma visita.