Nos primeiros anos de vida, as crianças têm mais neuroplasticidade. Isso significa que o cérebro delas tem uma capacidade muito maior de se moldar física e quimicamente para aprender novos comportamentos e habilidades.
Por isso, especialmente nessa fase, as terapias devem ser feitas de forma ininterrupta!
Quanto mais estímulos o pequeno recebe continuamente, maior a sua evolução. Mas, de nada adianta se as intervenções não são realizadas da maneira correta!
Sendo assim, nessa fase, sobretudo, a At (Assistência terapêutica) ficará responsável por estabelecer um vínculo afetivo com a criança que a faça ela se sentir alegre e motivada durante as terapias. Ou seja, é por meio de brincadeiras e seguindo a liderança dos pequenos, que eles são encorajados a desenvolver suas habilidades linguísticas, sociais, cognitivas, reciprocidade, afeto entre outras.
Ao longo do acompanhamento, torna-se possível:
Identificar sinais de dificuldades e como contorná-las;
Desenvolver um trabalho multidisciplinar no desenvolvimento infantil, quando for o caso;
Desenvolver nas crianças aspectos ligados à Socialização, interação e decisão;
Curriculum do Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM – Early Start Denver Model), torna possível ensinar de forma prática durante o acompanhamento tudo que as estratégias naturalistas, podem oferecer de positivo ao desenvolvimento das crianças com autismo.
Conheça mais sobre ou se preferir entre em contato conosco e tire suas dúvidas.