Avaliação neuropsicológica
O que é?
É um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos.
Como é feito?
Por meio de entrevista e testes neuropsicológicos padronizados, o psicólogo poderá investigar o funcionamento cognitivo e estabelecer as habilidades e as dificuldades específicas de uma pessoa para planejamento de intervenção.
Qual o objetivo?
Para investigar o perfil cognitivo na presença de queixas de desempenho ocupacional, de aprendizagem e comportamentais, com impacto na vida diária do paciente.
Quando é indicado?
A Avaliação Neuropsicológica é indicada quando há necessidade de:
1. Detectar uma desordem neurológica (por exemplo: lesões por anoxia, quadros de demência, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico etc.).
2. Estabelecer diagnóstico diferencial entre uma síndrome psicológica é uma síndrome neurológica.
3. Monitorar a recuperação cognitiva ou evolução de uma desordem neurológica.
4. Avaliar o funcionamento cognitivo de uma pessoa a fim de propor um trabalho de reabilitação ou o desenvolvimento de estratégias para lidar com as dificuldades vividas por ela.
5. Orientar os familiares do paciente sobre a melhor forma de ajudá-lo.
6. Responder questões acerca das possibilidades do paciente dirigir veículo automotor, cuidar do seu dinheiro, retornar ao trabalho ou à escola, viver independentemente, tipo de terapia mais indicada etc.
O que é avaliado?
O profissional avalia os seguintes pontos:
• Atenção, memória e aprendizagem.
• Planejamento e organização (funções executivas).
• Habilidades perceptivas e motoras.
• Habilidades visuo-espaciais.
• Habilidades acadêmicas.
• Resolução de problemas.
• Capacidade de raciocínio e julgamento.
• Linguagem.
• Humor e comportamento.
Quanto tempo dura?
• A avaliação neuropsicológica é um processo complexo e dura em torno de 25 horas totais, e são divididas da seguinte forma.
• Entrevista com familiares (Anamnese).
• Entrevistas com escola, fontes encaminhadoras, e profissionais que acompanham.
• Sessões de aplicação de instrumentos padronizados e observação do comportamento com o paciente.
• Correções de testes.
• Elaboração de Laudo.
• Devolutiva com o paciente, pais, cuidadores.
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