O Modelo Denver foi desenvolvido e aperfeiçoado após muitos anos de estudos e pesquisas no Centro de Excelência em Autismo, na Califórnia (EUA).
Em 2012 foi considerado uma das melhores descobertas médicas pela revista Times.
O diferencial do método é usar estratégias de ensino naturalistas, em que a criança aprende brincando a desenvolver ferramentas necessárias para explorar o mundo e se relacionar com as pessoas.
O Modelo Denver de Intervenção Precoce trata-se, portanto, de uma terapia comportamental voltada para as crianças com autismo, que utiliza princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA, sigla em inglês) em que os pais e terapeutas usam atividades lúdicas para reforçar os comportamentos positivos.
O Modelo tornou-se importante, pois ajuda a estabelecer comportamentos focados no relacionamento das crianças desde cedo, o que durante o seu desenvolvimento contribuirá na sua integração a grupos sociais.
Sendo assim, algumas pesquisas já comprovaram que o Modelo Denver melhora a atividade cerebral relacionada às habilidades sociais e de comunicação, o que ajuda a estabelecer comportamentos focados no relacionamento das crianças desde cedo, melhorando assim a sua integração social.
Quer conhecer mais sobre o Modelo Denver de Intervenção Precoce?
Agende um horário com nossa equipe Multidisciplinar e tirarmos quaisquer dúvidas.