A maioria das pessoas com diagnóstico de autismo tem dificuldade de aprender as relações entre os estímulos do ambiente e generalizá-las, por isso, no projeto de alfabetização trabalharemos com a aprendizagem através da equivalência de estímulos.
Qualquer tipo de estímulo, objetos, palavras, sons, são formados através da equivalência de estímulos, que formam uma classe de estímulos e esses se estabelecem entre si.
É este processo que ocorre na aprendizagem, ou seja, na compreensão de conceitos e, também, na alfabetização. A aprendizagem através da teoria de equivalência de estímulos é fundamentada pela Análise do Comportamento Aplicada.
Durante o projeto serão trabalhados:
Os pré-requisitos para a alfabetização
Os conceitos relacionados à linguagem simbólica.
Alfabetização
Aprendizagem através da teoria da equivalência de estímulos
O programa é destinado:
Para pessoas com mais de 5 anos com diagnóstico de autismo.
Os atendimentos são em grupo (no máximo 5 pessoas) e ocorrerá 2 vezes semana, com duração de 1 hora e 30 minutos.
Todo o atendimento é conduzido por uma psicopedagoga com formação em ABA (Análise do Comportamento Aplicada).
A alfabetização ocorre de forma lúdica, a partir de métodos e ferramentas interativas e divertidas, como jogos e momentos de leitura. Assim o processo de aprendizagem acontece de forma significativa para o aluno, sendo mais efetivo.